Homilia do Padre Matheus Matos - Celebração da Paixão do Senhor - 29 de Março de 2024

 



CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR - SEXTA-FEIRA SANTA

ANO LITÚRGICO - B

HOMILIA DO PADRE MATHEUS MATOS

29 de Março de 2024

"E, inclinando a cabeça, entregou o Espírito..."

Amados irmãos e irmãs, hoje fazemos memória da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje é um dia que devemos nos resguardar por mais tempo, e preservar o silêncio. O profundo silêncio toma conta do nosso interior no dia de hoje. Desse modo, saúdo a todos os presentes nesse dia.

Jesus tomou nos ombros a cruz, a aprendeu a lidar com esse sofrimento. Cristo sabia que o Pai estava com ele! Ele implorou: Pai, afasta de mim este cálice. Mas, também disse: Que seja feita a tua vontade. Jesus veio para nos salvar e foi obediente até o fim. 

Ele deu-nos o maior exemplo de amor que a humanidade presenciou: Doar sua própria vida por nós. Tudo isso foi porque ele nos amou muito. Jesus não retaliou diante das injúrias, mas rezou pelos que o crucificaram. Ele nos ensina a amar nossos inimigos e a perdoar aqueles que nos ofendem, seguindo seu exemplo de amor e compaixão. 

Ao vermos um irmão querendo nos fazer mal, não pratiquemos a vingança e não desejemos o mal. Pelo contrário, rezemos por ele! Rezemos para que Deus toque o seu coração. Este é um tempo propício para olharmos para nós mesmos e meditar: Senhor, se eu deixo de amar o meu irmão praticando o ódio, eu também deixo de te amar. 

Enquanto seus algozes gritavam blasfemando e duvidando de Jesus, ele não os devolveu o mal. Ele pediu ao pai para que os perdoasse, pois, não sabiam o que estavam fazendo. Cristo agiu como um verdadeiro rei. Um Rei com certeza nasceria em um berço de ouro, viveria no luxo, morreria e teria um velório rico. Mas eis que com Jesus não funcionou assim. 

Jesus nasceu em uma manjedoura, em um estábulo, pois não tinha lugar para Maria e José ficarem. Viveu humildemente, como outras pessoas. Jesus morreu de uma maneira cruel, em uma cruz, a qual foi obrigado a carregar coberto de sangue e feridas tão profundas, e tão pesada era a cruz, que o mesmo caiu 3 vezes e por um momento, precisou de ajuda. Foi Crucificado. Teve suas mãos e seus pés perfurados. E a dor não foi apenas fisicamente, mas também a de ouvir blasfêmias, palavras devastadoras, pois Jesus sabia que era o filho de Deus, e mesmo assim, ter que ouvir tantas coisas contra ele, foi torturante.

Jesus então morre, pelos nossos pecados. Ele nos salvou. Mas, hoje, pecamos e muitas vezes não temos coragem de ir ao confessionário e se confessar, simplesmente por vergonha. CRISTO não teve vergonha de sofrer tudo o que ele passou! Precisamos tomar este exemplo para nós mesmos. Hoje em dia, vemos pessoas com vergonha de dizerem que são católicas, e vemos outras que deixam a vergonha e a timidez de lado e vão pregar o evangelho. É isso! O Salvador deu-nos a Salvação, o próprio disse isto. Precisamos agora sermos canais de Cristo para o mundo, converter, não ter medo de defender a nossa fé.

Rezemos em reparação aos pecados cometidos contra o Coração de Nosso Senhor. Rezemos por cada um que, pecando, perfura com uma lança o seu coração. Neste dia, meditemos no silêncio de nossa alma, o sofrimento e as horas mais terríveis que Jesus passou. Permaneçamos em silêncio.

Que assim seja, amém.

São João Del Creeper, 29 de Março de 2024.

Postar um comentário

0 Comentários